quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Alagoas de Renan, Heloísa e verdes mares

Ontem o Conselho de Ética decidiu aprovar o processo de cassação de Renan Calheiros. Aqui em Maceió, onde estou por compromissos profissionais, a repercussão é pequena. No telejornal local da TV Gazeta/Globo AL TV foi mencionada a notícia sem nenhuma imagem.
Nos jornais de hoje a notícia está nas manchetes. Mas curiosamente, num dos principais jornais da cidade, a eleição da reitora da UFAL ocupa mais destaque.
O que isso pode indicar?
1) Renan é um cadáver político e desse modo "tudo está consumado"
2) Ninguém se atreve a mexer com um homem que faz bois se multiplicarem, assegura lucros astronômicos em seus negócios em um Estado com dificuldades e pode "pagar" uma pensão generosíssima à senhora Mônica.
Pode ser que as duas coisas caminhem juntas: afinal, Collor também é daqui e já voltou ao poder.

PêEsse1: Cena alagoana: D. Heloísa Helena dirigindo seu pequeno utilitário pelas ruas do centro de Maceió: acena daqui, é cumprimentada pelo público, buzina para outro. Os motoristas atrás do carro dela esperam impacientes. É uma política em seu habitat e diferente das práticas dos maiores centros do país;
PêEsse2: Papo que ouvi de um local: um Estado tão pequeno com capacidade de gerar tantos corruptos. Um exagero. Não é privilégio de Alagoas.
PêEsse3: Graciliano, Sivuca, Teotônio (o pai) compõem um outro cenário alagoano! Combina mais com a beleza desse mar verde.
PêEsse4: Há por aqui uma "sucursal" do Museu da República. Cheio de totens que se assemelham a uma exposição colegial. Construído em área ilegal, of course. O Ministério Público quer destruir a obra... Pelo visto ninguém viu o "monumento" surgir na orla.
PêEsse5: Campanha dos quiosques a beira-mar: "Sim à regularização; Não à licitação". Ah, esse país! Quem chega primeiro se apossa... Salve Portugal...

Nenhum comentário: