quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Galvão Bueno. A Copa de 2014 já começou!

Se o Galvão Bueno já se empolga normalmente com as eliminatórias para as Copas do Mundo – gritando que “a Copa do Mundo já começou!” – imaginem sua excitação com a divulgação da decisão da Fifa sobre o Mundial de 2014 no Brasil.

Para o Galvão, a Copa de 2014 já começou hoje de manhã, com o anúncio oficial do que todo mundo já sabia.

Porém, é prudente reservar as energias – inclusive as do próprio locutor – para dar conta de cumprir todas as exigências feitas pela Fifa, pois não há nada que garanta legalmente a realização da Copa no Brasil.

Para refrescar a memória, é bom lembrar o exemplo de 1986, quando a Colômbia – que havia sido escolhida para sediar aquele mundial – não conseguiu bater as metas da Fifa e o México se tornou o anfitrião, apenas 16 anos depois de organizar a Copa do Mundo.

Então, Galvão e amigos, economizem a garganta! Ou melhor: vamos utilizá-la para 'reivindicar' as melhorias necessárias: transportes públicos eficientes; infra-estrutura turística; estádios decentes etc. A Copa de 2014 não começou. Aliás, ela ainda nem saiu do papel!

5 comentários:

César Augusto disse...

economia de garganta, tudo bem... mas vai ser a unica economia... nao tenho nenhuma duvida de que tudo vai ser feito, construido, reformado e pago... muito bem pago... teremos a copa e teremos as dividas dela...

Anônimo disse...

Tô com o Cesar... se o Pan já foi superfaturado, imaginem a Copa... fala-se na construção de 4 arenas no nordeste, alem das reformas de TODOS os estádios... trem bala entre RJ e SP, mais rede hoteleira... vai rolar muita grana e aposto que, a grande parte, dos cofres publicos...

Anônimo disse...

Eu já discordo... a dimensão de um pan-americano e uma copa do mundo são muito diferentes... a iniciativa privada não teve interesse no pan, pois ele traz atletas de segundo escalão... a copa, a iniciativa privada vai cair matando, e os avanços não irão parar nos estádios... e se os cofres públicos se abrirem para a infra-estrutura da cidade, qual o problema???

Anderson disse...

Caríssimos: obrigado pelo comentário. Eu diria que os investimentos na infra-estrutura serão fundamentais e benéficos para as cidades que sediarão os jogos (eu votei "SIM", na enquete). Porém, Rodrigo, o problema do Pan foi que até hoje não temos um borderô com a lista dos gastos, os orçamentos finais etc. Os gastos finais ficaram muito acima do previsto, e o pior: sem a justificativa. Então, respondo: o problema não é a abertura dos cofres públicos para a criação da infra-estrutura para a Copa, mas sim a dinheirama que fica pelo meio do caminho e que ninguém apresenta as notas fiscais para a comprovação do gasto.

Edu Zanardi disse...

Tenho uma relação de amor e ódio em relação à Copa de 2014. Votei NÃO na enquete, pois tenho total descrédito nos senhores que conduzirão o planejamento e a operação do evento. Mas torço para estar errado. Concordo com os que falam que o Brasil, pelo peso futebolístico, já deveria ter sediado a competição há tempos.

Em relação a comparação com o Pan, concordo com o Rodrigo quando ele disse que a Copa é muito diferente do evento continental – BEM DIFERENTE MESMO – ou vocês acham que a Alemanha vai mandar o time B!?! A competição carioca – babação de ovo a parte – serve como cartilha: Senhores organizadores, não inflacionem o orçamento, não desperdicem $$ público e cumpram os prazos.

Dinheiro da iniciativa privada e investimentos em infra-estrutura são o mínimo esperados.

Meu nobre amigo Will tem razão, o pontapé inicial da Copa deveria ser dado por Barbosa. Já que não é possível, Zagallo merece as honrarias (digo isso apesar de detestar o velho Lobo).

Pra finalizar, política social é o cacete, temos é que ganhar essa porra de Copa em casa e pronto!!!