quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Uma moeda paralela


Que as ramificações do 4º setor vêm alcançando resultados surpreendentes isso nós já sabíamos. Agora, criar uma moeda paralela que faz frente ao real, e que cresce a um ritmo forte, isso sim é preocupante. Estamos falando do “Palma” uma moeda lançada no estado do Ceará, na cidade de Fortaleza, mais especificamente em um bairro chamado Palmeiras, a pouco mais de 6 anos. No início, devido a precariedade do bairro que viu com o nascimento do real sua economia ruir aos poucos, cada “Palma” valia 0,50 centavos. Isso fez com que cada munícipe dobrasse da noite para o dia seu poder de compra. Claro que no começo não foi fácil, mas aos poucos o Banco de Palmas veio ganhando adeptos por toda a região, hoje a moeda paralela é aceita em mais de 1.000 estabelecimentos da região, e grande parte dos salários são pagos em “palmas”.

E o governo o que pensa disso?

Pode até soar como piada, mas acredite, ele vê isso como algo bom, um exemplo de sucesso. Mas não é! Ter uma economia paralela, com moeda própria significa claramente que algo esta errado. Por isso o 4º setor atrai gente o tempo todo, não porque ele viva simplesmente da irregularidade, mas porque a princípio não exige nada em troca.

3 comentários:

Anônimo disse...

Fuçando na internet acabei achando outras duas moedas paralelas: o BEM e o TERRA!!! Isso está publicado na dissertação de mestrado de Melissa S. Menezes do Centro de Desenvolvimento e Planejamento da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. A tese da mestranda reflete investiga o potencial da moeda alternativa em relação à exclusão financeira. Um intrigante ponto de vista, não acha? Nas peças apresentadas no trabalho existem banners divulgando os Bancos Terra e Bem com apoio da iniciativa privada e do SEBRAE. Será que a coisa é tão “informal” assim???? Segue o link: http://www.cedeplar.ufmg.br/economia/dissertacoes/2007/Melissa_Silva_Menezes.pdf

César Augusto disse...

uma vez, ha tempos, passei por um brasil esquecido no meio da amazonia. la nao existia nem moeda oficial, nem paralela. tudo fuciona na base da troca. um planta arroz, outro banana, outro feijao. trocam os produtos e sobrevivem. outro mundo, dentro do grande brasil.

Anônimo disse...

O Banco Palma empresta sem cobrar juros, e isto é maravilhoso! É através da economia paralela que poderemos fugir do controle e da escravidão das grandes corporações. Esse projeto está aquecendo a economia local e gerando empregos!