quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Os 100 mais belos filmes!

O crítico de cinema e articulista do jornal O Estado de São Paulo, Luiz Zanin, postou em seu blog uma lista com os 100 mais belos filmes da história do cinema. Essa lista foi elaborada por 78 críticos e historiadores do cinema e publicada, originalmente, no site da revista Cahiers du Cinéma.

Para ficar no básico, seguem os 10 primeiros. Quem quiser conferir a lista na íntegra, é só clicar no link da revista.

1. Cidadão Kane (Orson Welles)
2. O Mensageiro do Diabo (Charles Laughton)
3. A Regra do Jogo (Jean Renoir)
4. Aurora (F.W. Murnau)
5. O Atalante (Jean Vigo)
6. Cantando na Chuva (Stanley Donen)
7. Um Corpo que Cai (Alfred Hitchcock)
8. O Boulevard do Crime (Marcel Carné)
9. Ouro e Maldição (Eric von Strohein)
10. Rastros do Ódio (John Ford)

Será que algum de nossos amigos leitores já assistiu aos dez filmes? Já adianto: acho que assisti, no máximo, a três ou quatro desses.

Por falar em filmes, amanhã um post sobre o filme brasileiro Sem Controle, dirigido por Cris d’Amato, que até agora não recebeu críticas muito favoráveis, mas que eu gostei!

3 comentários:

Fernanda disse...

Dos 10, só assisti a 2.
Cidadão Kane e Cantando na chuva.
E gostei muito de ambos.

Anderson disse...

Obrigado pela participação!

Edu Zanardi disse...

Em meados de 2002, meu professor de Rádio e TV passou Cidadão Kane no auditório da faculdade, e eu achei a coisa mais chata do mundo...

Dizem que, além de ser considerado em várias listas o melhor de todos os tempos, o filme é primordial na vida de todo comunicólogo!! Eu achei horrível!

Talvez hoje, 5 anos depois, eu entenda melhor o significado de Rosebud. Preciso alugar novamente e ver com outros olhos.