segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Tragédias sem fim...

A tragédia do Estádio Fonte Nova ontem em Salvador é mais um capítulo dos infindáveis escândalos ocorridos no país. A morte de 7 torcedores que despencaram da arquibancada é vergonhosa, ultrajante e criminosa.

Não é possível que construções precárias abriguem eventos deste porte. E a responsabilidade é geral: governo, ministério público, dirigentes esportivos e até de funcionários menos graduados.

Corro o risco de ser injusto, pois não conheço as circunstâncias do episódio, mas nossa situação há muito deixou de ser uma responsabilidade apenas de órgãos de fiscalização. O que quero dizer é algo bem simples: a cada vez que recebemos uma ordem e a aceitamos, sob o argumento “o doutor mandô!”, estamos sendo participantes desta decisão.

Como pode alguém abrir os portões para colocar todo mundo num lugar que não cabe? É preferível a desobediência orientada pelo bom senso à obediência cega a ordens de pessoas que, há muito, sabemos ser inescrupulosas.

PêEsse: E a preocupação agora é que a Bahia não receba jogos na Copa? Lamentável.

Um comentário:

Edu Zanardi disse...

Realmente lamentável o que ocorreu na Fonte Nova, ou seria "Fonte Velha" como colocou muito bem Juca Kfouri em seu blog.

Zé, as circunstâncias são as piores possíveis. Saiu hoje no JT uma matéria que revela que há menos de um mês foi divulgado um estudo do Sinaenco (Sindicato Nacional de Arquitetura e Engenharia) apontando o estádio como o PIOR entre outros 29 de 18 cidades brasileiras. O tal relatório dizia que “as arquibancadas estavam em ruínas” e que “a estrutura das vigas e pilares estavam comprometidos”, de acordo com o sindicato o estádio estava (e agora pior ainda) “em estado lastimável”. E porque ninguém fez nada?

Assim como na série A muitas ações são tomadas para favorecer o Flamengo, no acesso, tudo é feito para ajudar o Bahia, até fechar os olhos para um absurdo desses!

E agora Ricardo Teixeira, o senhor tapou a CPI do Corinthians para não prejudicar a candidatura à Copa de 2014... pois então durma com um barulho desses!!!

(perdendo o amigo e nunca a piada: se depender da pró-atividade baiana, a reforma do estádio só ficará pronta em 2054)