quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Os apimentados anos 90

Certa vez escrevi por aqui que a música pop é feita de ciclos, “o antes é clássico, o depois é lixo”. Mais ou menos assim. Justifiquei que se você cresceu em determinada época, as suas bandas/artistas favoritos são justamente daquele período (salvo exceções). No meu caso, essa linha do tempo tem 5 anos - de 1989 a 1994.

Muita gente, mais velha do que eu, acha que dessa época nada presta. Já os mais jovens escutam Ugly Kid Joe no Baú da Mix (é o lance do clássico e do lixo que comentei acima). Que se danem os dois!

Bandas incríveis apareceram naquela época: Alice in Chains, Living Colour, Jane’s Addiction, Rage Against the Machine, Black Crowes entre outras. E o que eu acho mais bacana do início dos anos 90 é essa diversidade musical, diferente de outras décadas onde um mesmo tipo de som predominava. Vejam os exemplos que eu acabei de citar, um artista bem diferente do outro, porém todos contemporâneos. Legal né?!?

Enfim, diferente do que possam imaginar, não pretendo chorar as pitangas e colocar um saudoso clipe do Nirvana ou do Faith No More (essa era boa)! Não não não. Minha intenção é saudar os artistas daquela época que, sem gravar acusticuzinhos, continuam mandando ver muitíssimo bem até hoje – e com álbuns fresquinhos, ou quase.

Os primeiros da lista são os sempre simpáticos, quentes e vermelhos californianos do Red Hot Chili Peppers. Não vou perder muito tempo falando da conturbada carreira da banda, que vem lá de 1983, nem do seu primeiro e estranhíssimo nome Tony Flow and the Miraculousy Majestic Masters of Mayhem (!?!). Como o papo é novidade, em maio de 2006 foi lançado o duplo Stadium Arcadium, um disco com a marca dos Peppers: balanço, psicodelia, distorção e doçura como nos bons tempos de Mother's Milk e Blood Sugar... (e bem longe da enjoada fase de Californication e By The Way). Anthony, Flea, Frusciante e Chad brindam os antigos fãs com 28 faixas de puro “funkacore” e resgatam o que aquele cantinho ensolarado da Califórnia tem de melhor. Dúvida? Pois então ouça Hump de Bump (no clipe da semana) e tente ficar parado!

PêEsse: Comente, critique, discorde, xingue, mas principalmente, se você tem entre 25 e 30 anos (+/-), mande sua sugestão de artista. Eu agradeço...

3 comentários:

Unknown disse...

Tenho 23! 1994 pra mim foi o ano dos Raimundos, que com certeza tem seu valor. Tinha dez anos e nada podia ser mais legal pra mim do que Nega Jurema, Palhas no coqueiro e tudo mais.

Eu sou um grande admirador dos anos 90. Foi uma década de música muito boa, principalmente no eletrônico e no alternativo. O lado B da MTV era uma maravilha. Lembro do Pavement, Janes addiction... Uma das minhas preferidas hoje é o My Bloody Valentine, que pode voltar logo mais.

Edu Zanardi disse...

Caio, legal o comentário.
Meu primeiro show foi no saudoso Palace, fui ver Raimundos... hehe!!

Volte mais vezes.

abs

victor callari disse...

me permitam discordar ao mesmo tempo em que concordo kkkkkk
tenho 23 anos, por definição metaleiro, mas com o passar do tempo abri os olhos para os mais diversificados estilos de musica. Sobre a década de 90 quase todas as bandas citadas eu gosto muito, mas não podemos deixar de anotar aqui que foram bandas em sua maioria sem muito talento musical(respeitando algumas excessooes) e com gravadoras e midia sempre prontos para garantir o sucesso....como ja disse, gosto muito dessas bandas , porem, na decada de 90 faltou um pouco daquele talento de bandas oitentistas e setentistas como deep purple, iron maiden, queen, entre tantos outros monstros sagrados do rock e do pop