quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Lá como cá; ou cá como lá!

Lendo os periódicos do México, às vezes tenho a sensação de ler notícias do Brasil. Esfrego os olhos, limpo os óculos e percebo que as notícias são daqui mesmo. Concluo: algumas coisas se passam tanto lá como cá e vice e versa.

Um dos debates nacionais que mais ocupa o espaço de articulistas e editores mexicanos é a educação.

Em pleno dia de Natal, os jornais e sites debatiam a proposta da Secretária de Educação, Josefina Vázquez Mota, de fazer um exame de reavaliação dos professores. Sim, caros blogueiros, uma reavaliação dos “maestros”!

Segundo a maioria dos editores, os professores de hoje – assim como aqueles de 10 ou 20 atrás – não sabem ler e escrever. Leia-se: são alfabetizados, mas não conseguem compreender os textos e tampouco escrever de forma coerente e argumentativa.

O nó a ser desatado aqui no México é muito semelhante ao brasileiro: como explicar os investimentos tão baixos em educação e cultura, num país que tem visto sua economia crescer e que atravessa um período de certa estabilidade política?

As respostas são difíceis dos dois lados da Linha do Equador. Por aqui, os analistas avaliam que há um predomínio do “eixo político” em detrimento do cultural, do que decorrem as inversões em outras áreas da vida pública e não na educação.

Infelizmente!

2 comentários:

Unknown disse...

Se ainda existisse a escolinha do Carrossel, do Cirilo..

Tem homenagem minha pra vocês no meu blog. Abraços!
http://pandegosepatuscos.blogspot.com/

Fernanda disse...

Realmente a pergunta "pra onde vai o dinheiro, já que a economia se demonstra estável?" é algo que sonda a nós brasileiros, e pelo visto os nossos colegas lá de cima também.
Concordo com o Bruno, não fazem mais escolas como a do Carrossel, não existem mais "professoras Helenas", ou melhor, são extremamente raras.rs

Agora, nos resta ter um pouco de esperança para o próximo ano e que venha a próxima eleição presidencial e quem sabe melhores candidatos. (Fernanda num momento bem utópico)