sábado, 29 de dezembro de 2007

A pérola dos anos 90

Dizem que esta é a melhor banda de Seattle. Discordo. A mais criativa, sem dúvida!

Tudo começou na metade dos anos 80 com a banda Green River. Em 1988 há uma separação, metade desta funda o Mudhoney, a outra o Mother Love Bone. Quando o vocalista desta última morre, Chris Cornell tem a idéia de um tributo, assim forma-se o Temple Of The Dog (metade Soundgarden / metade MLB). Depois do sucesso de Hunger Strike (1990), cada um segue seu rumo. Os viúvos montam a Mookie Blaylock, que, posterior e sabiamente, foi rebatizada de Pearl Jam.

Dentro do tema “o antes é clássico, o depois é lixo”, agora é a vez da banda de Eddie Vedder, Stone Gossard, Jeff Ament, Mike McCready e Matt Cameron.


De 1990 pra cá, muita coisa rolou na carreira desses caras. Dos viscerais Ten e Vs. até os menos inspirados No Code e Binaural. Do hiato televisivo entre Jeremy (1991) e Do The Evolution (1998). As brigas com meios de comunicação, jornalistas, Ticketmaster, anos de depressão e reclusão, até os memoráveis e emocionantes shows no Brasil em 2005 (eu estava lá, 03/12 - Pacaembu).

Chega de história! Em maio de 2006, 4 anos após o fraco Riot Act, uma coletânea dupla de sucessos, um acústico, uma compilação “lado B” e 689 disquinhos ao vivo em envelope de papelão (ótima idéia para baratear custo, mas que no Brasil você não encontra por menos de R$ 40,00), o Pearl Jam volta com Pearl Jam. O álbum homônimo marca o retorno às origens: guitarras nervosas, ritmos frenéticos, grandes refrões e a boa e velha garganta de Eddie rasgando seu tímpano com gosto! Confira uma amostra desse belo e barulhento trabalho no clipe da semana com a faixa World Wide Suicide.

Fique à vontade, tire sua camisa de flanela do armário e divirta-se.

PêEsse: O PJ está de férias, mas quem não se cansa de ouvi-los pode conferir o disco solo de Vedder, que compôs a trilha sonora de "Into The Wild", filme do amigo Sean Penn com previsão de estréia para fevereiro de 2008.

Um comentário:

Evelyn disse...

nhé... sabe assim... já tinha escutado e continuo achando nhé.