sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Uma gota de Noel

Por Fábio Almeida
***
No próximo dia 11 de dezembro, um dos maiores poetas (senão o maior) de nossa música completaria 97 anos.

Carioca, nascido em Vila Isabel, branco, de classe média e estudante de medicina, foi o responsável pela junção do batuque negro dos morros com a harmonia branca da cidade.

Noel Rosa viveu intensamente a vida cultural e a boemia carioca do início do século XX. Conviveu em harmonia com malandros, prostitutas, dançarinas, intelectuais, pobres e ricos, sendo figura constante e carimbada dos bares, botequins e cabarés cariocas.

Soube como ninguém retratar em suas letras e melodias seus amores, desilusões, amizades, a Vila Isabel, a malandragem, a boemia, os costumes e o cotidiano do Rio de janeiro dos anos 30.

Entre suas músicas mais conhecidas destacam-se: Com que roupa, Feitiço da Vila, Fita Amarela, Palpite Infeliz, Pastorinhas, Filosofia e Feitio de Oração.

Sua obra, apesar dos mais de 70 anos, continua atemporal, servindo de inspiração e sendo regravada constantemente por diversos artistas de nossa música.

Noel faleceu aos 26 anos em decorrência de uma tuberculose, deixando mais de 250 composições e um eterno vazio na música brasileira.

Noel de Medeiros Rosa: sambista, boêmio, compositor, poeta, gênio... brasileiro!!!

Noel Rosa (de chapéu branco) e o Bando de Tangarás, único registro do poeta em vídeo.

E no clipe da semana, mais uma gota de Noel: João Gilberto interpreta Feitiço da Vila - "São Paulo dá café, Minas dá leite e a Vila Isabel dá samba". Sensacional!

2 comentários:

Anônimo disse...

Valeu Edu, pelo complemento e pelo espaço !!! Lembrando que o Noel era de esquerda !! rs

Edu Zanardi disse...

Grande Fábio, e quem não é?!? hahaha

As indicações para os vídeos foram excelentes... Parabéns!

Esperamos outras contribuições.

Abs.