terça-feira, 8 de janeiro de 2008

As primárias em New Hampshire

A se confirmar a lenda de que o vencedor das primárias em New Hampshire, na maioria das vezes, se torna um dos concorrentes nas eleições de novembro, hoje teremos uma boa medida para saber quem serão os candidatos dos Democratas e dos Republicanos.

As pesquisas de intenção de voto chegaram a apontar 10 pontos percentuais de vantagem para Barack Obama em relação Hillary Clinton, entre os Democratas. Do lado Republicano, John McCain manteve 5 pontos sobre Mitt Romney; desta vez, Huckabee ficou bem distante dos dois primeiros.

Nos democratas: “se a Hillary perder por 10 pontos, sua campanha está enterrada”

Com essa frase, os analistas políticos norte-americanos sintetizam o quadro das disputas entre os Democratas e a possível lavada que Clinton pode levar logo mais.

Parece que o tom agressivo da senadora durante o debate do último sábado não agradou aos cidadãos de New Hampshire. Pelo que li a respeito, as discussões entre os candidatos foram marcadas pela contraposição entre conhecimentos técnicos e pontuais, por parte da ouriçada Clinton, e pelas respostas comedidas e precisas de Obama.

Uma parte da imprensa brasileira tem visto na estratégia retórica de Obama ‘traços latino-americanos’ quando ele ‘joga e discursa para as massas’. Ou seja, segundo essa tese, Obama camufla e não propõe nada, escondendo-se por trás da idéia de que ele representa “mudanças”. Não sei se é bem assim, mas que o jovem senador faz o estilo “tudo será diferente” e que isso tem encantado parte da opinião pública norte-americana, isso é fato!

Continuo com a sugestão de que dará Clinton entre os Democratas. É apenas um palpite – que contraria lendas e pesquisas de intenção de voto – apostando no que se tem chamado de “máquina eleitoral Clinton”, numa certa tradição política na qual se insere a senadora e no aspecto conservador da sociedade média americana.

4 comentários:

Unknown disse...

Na sua humilde opinião, quem é o menos pior?

Não se esqueça de dar a sua versão do Acuma do Pandegão!
Abraços!
http://pandegosepatuscos.blogspot.com/

Liz / Falando de tudo! disse...

Colega se eu te dizer que toda essa pressão na politica americana nao vai dar em nada...quem vai acabar ganlhando é a Hilary...
Obrigado pela visita!

Fernanda disse...

Eu também acredito que Hillary vencerá as eleições.
E concordo quando você fala da “máquina eleitoral Clinton”, são bem acessorados.

Anônimo disse...

Bruno: na lata, se fosse eleitor norte-americano talvez votasse na Hillary Clinton ou no Rudolph Giuliani, que, apesar de estarem em lados opostos, aproximam-se em alguns aspectos. O voto se justifica, entre outras coisas, pela grande publicidade dos dois nos últimos anos, o que nos torna mais 'por dentro' de suas propostas. Obama tem um discurso muito bonito de "renovação", mas que, acredito, um tanto "vazio", posto que um pouco inviável às vezes!

Atualização: em New Hampshire, deu Hillary Clinton, numa virada espetacular, e John McCain, já esperado.