segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Notas e imagens uruguaias

O Uruguai é o país da América Latina com maior número proporcional de emigrados do continente. No ano passado foram mais de 16 mil uruguaios que saíram pelo aeroporto do país e não retornaram. A população do país é de pouco mais de 3 milhões e acredita-se que haja 25% do tamanho desta população espalhada pelo mundo.
Um ministro afirmou que o problema era o modelo de desenvolvimento que se buscava. O consumismo vencera e os orientais, como também são conhecidos, teriam que ser convencidos de que a sua qualidade de vida era superior. Uma questão deveria ser enfrentada pelos jovens daquele país: a qualidade de vida ou o consumo desenfreado?

Cá pra nós, será que existe proposta mais desejada do que uma vida tranquila, segura e com boas perspectivas? O sr. ministro deveria tomar cuidado, pois se o mundo descobre tantas qualidades, o agradável país ao sul do Brasil seria invadido.

É a reinvenção do mito do paraíso. Sem dinheiro, mas felizes!
Veja algumas imagens do Uruguai.

O principal monumento ao herói nacional, José Gervásio Artigas, na Plaza de la Independéncia, em Montevidéu.




A produção da memória histórica. Na placa a descrição sobre a ação do exército contra as "forças imperiais do Brasil". Mesmo assim, somos muito bem recebidos em nosso vizinho.

Esta América pobre? Os iates em Punta del Este.


No ritmo do Candombe, na localidade de Aguas Dulces. A influência da música negra na cultura uruguaia.


Militares uruguaios embarcando para o Congo, onde integrarão uma missão de paz da ONU. Quando estava no aeroporto e desceu um batalhão inteiro me veio o pensamento: será um golpe?

4 comentários:

Anônimo disse...

O Zé tomou várias Patricias e ficou doidão. A primeira foto não é de Montevidéu, é do Pq. Dom Pedro... olha o Edifício São Vito no fundo!!!

Zé Alves disse...

Pior é que parece mesmo. Mas os poupei de colocar o novo palácio presidencial: uma construção horrorosa cheia de espelhos, sem identidade ou imponência alguma.
Na próxima vou ver por onde estava andando...

Anônimo disse...

Nossa..quando vi a foto pensei que era mesmo o vitão..rs. Quanto aos Iates o meu está ancorado aí meu caro Zé Alves.
Abraços
Will

Anônimo disse...

Gente, a 1º imagen é Montevideo. Eu sou uruguaya!