terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

A incapacidade de olhar além do partido

Dia desses estive na casa de um grande amigo num churrasco regado a cerveja, cachaça e muita polêmica. Como é de costume, depois de alguns goles e uns filetes de carne, iniciaram-se os debates.

Ouve-se de tudo! Na maior parte das vezes, escolho por ficar quieto e esperar até que a discussão se acalme e chegue no futebol. Outras vezes, entro no debate.

No último encontro, como só poderia ter sido, o debate foi sobre os tais cartões corporativos. Tinha gente contra o “governo”, gente a favor; uns misturando débito com crédito, outros recuperando fatos dos governos passados. A troca de idéias foi bacana, respeitosa e amigável na maior parte do tempo.

De tudo o que foi falado, só não consigo me conformar com a incapacidade que alguns têm para olhar além do próprio umbigo, ou melhor, além do Partido, no caso, do PT.

É necessário ponderar diante da avalanche de coisas que aparecem na imprensa sobre os tais cartões? Sim, óbvio! Afinal de contas, a parcimônia é uma virtude! O que não dá, porém, são aqueles argumentos do tipo:

“Se fosse no governo FHC, Veja não mostraria tudo isso e não desceria o pau”!

“Você acha que nunca teve isso no governo anterior? No FHC era tudo a mesma coisa”!

“Se fosse no governo FHC, isso nem apareceria”!

“A ‘merda’ é que os tucanos sabem fazer as coisas e elas não apareciam”!

Para todos esses argumentos (se é que podem ser assim chamados), uma singela pergunta: e?

A questão não é a Veja, o FHC, o PSDB ou o PT! Pelo menos para mim, não é! Se em todos os governos anteriores isso acontecia, foi para que esse fato não se repetisse que a maioria da população elegeu um outro presidente! Agora é virtuoso dizer: há falhas (eufemismo para apropriação indébita), mas nós as mostramos todas! Ah é? Não sabia que era para nos orgulharmos disso! Um, em São Paulo, “roubava, mas fazia”; agora, em Brasília, o lema é: usamos dinheiro público para fins privados, mas mostramos que fazemos isso! Bacana, hein!?

Parece-me que essa tem sido a tônica na forma de pensar da alta cúpula do governo: o partido em primeiro lugar e o resto que se “top top top”, como ficou evidente na reação que Marco Aurélio Garcia teve no caso da tragédia de julho passado.

Aqueles que votaram no Lula (inclusive eu) estão chateados porque a Veja – ou qualquer outro veículo – denunciou, ou estampou os escândalos na capa? Eu não! Não estou nem aí se foi a Veja, Isto é, Diário do Grande ABC! O meu problema é com aqueles caras nos quais eu votei.

A imprensa e a forma como cada grupo noticia são outras histórias. Basta ler os jornais e revistas para saber que tem gente que desce a lenha no governo indistintamente e com um tradicional azedume, e há outros que puxam o saco sem fazer nenhuma cerimônia. Compra a versão das revistas e jornais quem quer.

O que não dá é tentar pautar a discussão sobre os cartões corporativos (caso que deve agora ser apurado por uma CPI Mista acordada entre governo e oposição) com argumentos como os acima mencionados. Se outros governos fizeram, se a imprensa dá tratamento diferente etc., nada disso justifica ou ameniza os eventuais tropeços (olha outro eufemismo aí!) deste governo.

Está na hora de deixar de lado o debatezinho medíocre e escolar sobre “quem começou primeiro” e perceber que há cerca de 180 milhões de pessoas interessadas nesse angu.

4 comentários:

Anônimo disse...

Acho que estamos num mato sem cachorro, e como você disse, o outro governo fazia, elegemos o Lula para que as coisas fossem mudadas, e agora com todos esses escândalos sabemos que independente de quem esteja no governo, o esquema está montado para que a roubalheira permaneça. E o que fazer ? Se o Maluf, Collor, Clodovil, Frank Aguiar conseguem se eleger com votações expressivas ! Em quem votar nas próximas eleições ? Se há vinte anos temos as mesmas opções. Eu começo a ficar descrente, apesar de querer e acreditar que as coisas possam mudar, mas falta muita consciência e esclarecimento político na grande maioria do povo, enquanto as discussões do governo e da imprensa ficarem nessa esfera de "quem começou a roubar primeiro" nunca sairemos disso. Essa CPI vinda de um acordo entre oposição e governo como todas as outras vai acabar na pizzaria, e quem vai ter a indigestão vai ser a gente.

Fernanda disse...

Não votei no Lula, mas não vou ficar dizendo "eu avisei..", a questão é que ele ganhou e ele está a frente do país, pelo menos é isso que diz a regra.

Acho que é uma argumentação pobre essa de relembrar "ex-governos", a história do país anda pra frente, claro que há reflexos, mas não adianta apontar os erros do passado como justificativa do erros atuais. Isso não encerra a questão nem altera o quadro.

Que hoje em dia existe uma leva de veículos tendenciosos, é fato, e cabe aos leitores saberem analisar aquilo que lhes é apresentado.

Edu Zanardi disse...

Sensacional é a diferença entre os gastos do governo FHC e do governo Lula. Enquanto os petistas torram o cartão no Porcão e comprando tapioca, os tucanos gastam na Broadway e no Fasano, hahahaha.

Tudo vai acabar em pizza: meia-Visa, meia-Mastercard!!

God Save Simão!!!

Anônimo disse...

Belíssimo e corajoso post! A democracia é fantástica. Os políticos eleitos são, quer queira, quer não, representantes da população. De um jeito ou de outro. E parte da discussão que você presenciou em pequena escala no churrasco, é discutido no congresso. Incrível!