quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Queridos Amigos


Na última segunda-feira estreou a minissérie Global, Queridos Amigos, de Maria Adelaide Amaral. Achei fantástica, talvez uma das melhores coisas que eu vi na Globo nos últimos tempos. Personagens conflitantes, diálogos inteligentes, referências (sem forçar a barra) sobre os acontecimentos políticos e transformações sociais da época.

Reproduzo abaixo uma crítica escrita pelo Júlio Maria (aquele mesmo, do polêmico texto sobre São Paulo, postado pelo Edu no aniversário da cidade) publicada hoje no Caderno Variedades do Jornal da Tarde.

Pena que não passa no horário nobre

Por Júlio Maria

Quando a Globo quer, a Globo faz. A estréia de Queridos Amigos, na noite de segunda, foi uma mostra da potência dramatúrgica e técnica que a emissora se tornou, mas que, por razões comerciais, prefere ela mesma ignorar. A história da turma que se conhece na década de 70 e que se reencontra dez anos depois, motivada por Léo (Dan Stulbach), tem tudo para atingir o telespectador mais crítico. Sensibilidade sem pieguices. Diálogos sem correria. Emoção sem imposição. É a anti-novela das oito, que prende audiência pela beleza de imagens e diálogos.

E aí vem a “maldição” do ibope. Queridos Amigos deu 22,6 pontos, bem abaixo da expectativa. Amazônia, de Glória Perez, estreou com 34 pontos. JK, da mesma Maria Adelaide Amaral de Queridos, abriu com 39. Os jornalistas escrevem bem de Queridos Amigos em um parágrafo e colocam o fracasso de audiência logo abaixo. Estamos em uma enroscada Assim como não pensamos em fazer jornal para nossos queridos amigos de redação, a Globo não deve pensar em fazer televisão para jornalistas.

Quando a qualidade sobe, à quantidade cai – é a lógica desde sempre. A Globo já aprendeu com fiascos como a Pedra do Reino e criou em sua programação um sistema de cotas de produções de alto nível para agradar um público que não é exatamente a massa. Se quiser ver algo realmete bem escrito e bem filmado, o indíviduo terá de ficar acordado até uma 23h30, horário em que acaba o BBB e começa Queridos Amigos. Fazer o mesmo em horário nobre, jamais. A massa, verifica a Globo, não suportaria tanto refinamento.

O equívoco está na forma que vem o tal refinamento. A Pedra do Reino não pode ser usada como parâmetro para sustentar teoria de que o povo não gosta de beleza. Aquilo foi uma aberração, um radicalismo prepotente que só quis esfregar o veja-o-que-podemos-fazer-na-TV na cara de quem cobra qualidade de uma emissora de televisão. Queridos Amigos está em outro nível e nada irá resistir sobretudo à história que ela tem para contar. Com um ou 80 milhões de televisores ligados, o fato é que tem tudo para criar daquelas imagens que insistem em ficar na lembrança.

6 comentários:

Anônimo disse...

A Globo teve a faca e o queijo na mão, com excelentes atores e atrizes e conteúdo para desenvolver uma narrativa ótima, e fez algo péssimo, pífio ao extremo. Não gostei.

Anderson disse...

Fábio e Paulo: eu prefiro esperar um pouco para avaliar. Dois capítulos ainda não nos dão condições suficientes. E elenco é de primeira e a própria Maria Adelaide tem um ótimo currículo.
Fico, pois, com a primeira impressão de que será polêmica, a começar pela fórmula consagrada por Denys Arcand nos filmes "O Declínio do Império Americano" e "Invasões Bárbaras", qual seja: compor a trama a partir de uma reunião de amigos (ou ex-amigos) que rememoram o passado e as tensões que surgem na retomada da memória. A fórmula para iniciar a minissérie foi interessante e, do meu ponto de vista, já deu a "deixa" de um dos pontos a ser explorado ao logo da história: esquerda e direita.
Vou continuar assistindo para ver no que vai dar e também para perceber as referências a nossa atual política, que aparecerão certamente.

Fábio Almeida disse...

Talvez a minissérie possa se perder ou se arrastar no decorrer dos capítulos, mas pelo histórico da autora e pelo elenco envolvido, acredito que isso não vá acontecer ... mas o que eu também quis levantar com o texto do Júlio Maria é esse conceito do horário em que é colocada a minissérie e essa coisa de que o povo não assimila o que é bom. Será que o horário dito nobre vai ser sempre recheado de baboseiras ? Será que só a chamada massa assiste televisão entre 8 e 10 da noite ?

Anônimo disse...

Look here

Anônimo disse...

Olha, essa minissérie é muito boa, claro que ainda faltam ulguns capítulos para acabar, mas já podemos avaliar o que vimos e é de primeira qualidade.

Sobre o horário, todos os bons programas são passados pelas altas da manhã, isso não acontece só com a Globo, a Cultura é um exemplo.

Anônimo disse...

After getting more than 10000 visitors/day to my website I thought your contagotascotidiano.blogspot.com website also need unstoppable flow of traffic...

Use this BRAND NEW software and get all the traffic for your website you will ever need ...

= = > > http://get-massive-autopilot-traffic.com

In testing phase it generated 867,981 visitors and $540,340.

Then another $86,299.13 in 90 days to be exact. That's $958.88 a
day!!

And all it took was 10 minutes to set up and run.

But how does it work??

You just configure the system, click the mouse button a few
times, activate the software, copy and paste a few links and
you're done!!

Click the link BELOW as you're about to witness a software that
could be a MAJOR turning point to your success.

= = > > http://get-massive-autopilot-traffic.com