segunda-feira, 28 de abril de 2008

Como podes Mangueira cantar?

Mangueira teu cenário é uma beleza, que a natureza criou

No morro com seus barracões de zinco

Quando amanhece que esplendor

Todo mundo te conhece ao longe,

pelo som dos teus tamborins e o rufar do seu tambor

Chegou, a Mangueira chegou”

(Enéas Brites da Silva e Aloísio Augusto da Costa)



Hoje a escola de samba mais popular do Brasil comemora mais um aniversário. Mangueira, de tantos mestres e tantos sambas, chega aos 80 anos de fundação lutando para manter as tradições dos velhos tempos de glória.


Para os que torcem por alguma escola e até mesmo para os que não gostam de carnaval. Mangueira acaba sendo uma referência quando o assunto é desfile de escolas de samba e é sem dúvida a agremiação mais querida e lembrada do Brasil no mundo.


Mangueira de Cartola, Carlos Cachaça, Dona Zica e Dona Neuma. Figuras que já nos deixaram, mas que tem seus nomes e histórias misturadas à trajetória da escola e merecem o reconhecimento eterno pela luta em prol da Estação Primeira e do carnaval.


O carnaval há muito virou comércio e já não sustenta a mesma glória e tradições de outrora. Certamente essas figuras citadas acima não concordariam com o tipo de administração que é feita hoje em dia e talvez só sustentem prestígio porque não podem mais palpitar nas decisões da presidência. Exemplo disso é que no ano do centenário (2008) do mestre maior de Mangueira, o poeta Cartola, a escola não tenha feito o desfile em sua homenagem, optando por um enredo patrocinado por uma prefeitura do Nordeste.


Com certeza a data é pra ser lembrada e comemorada. Mas não podemos esquecer de todas as falcatruas e guerra de interesses que existem dentro da agremiação, que usa a paixão do povo em benefício de meia dúzia de espertos.


Cartola, com toda sua sabedoria, já cantava nos versos de Sala de Recepção as amarguras de um povo que além do sol, só tinham de legítimo, o amor e o orgulho por Mangueira.


“Habitada por gente simples e tão pobre

Que só tem o sol que a todos cobre

Como podes Mangueira cantar?

Pois então saiba que não desejamos mais nada

A noite, a lua prateada

Silenciosa ouve as nossas canções

Tem lá no alto o Cruzeiro, onde fazemos nossas orações

e temos orgulho de ser os primeiros campeões”




Um comentário:

Fernanda disse...

A Mangueira é "Top of mind" no carnaval carioca. (pelo menos pra mim)Mas, absurdo, nunca assisti a um desfile se quer!!