segunda-feira, 5 de maio de 2008

Energia em verde e rosa!

Eles com ternos alinhados e cartolas; elas com rosas espetadas nos cabelos; todos com passos cadenciados, vozes um tanto roucas e muita energia! Energia em verde e rosa!

Na platéia, senhores e senhoras de todas as idades; alguns garotões, trajando jeans, boné e jaquetas Hang Loose, pulavam e mexiam desordenadamente a boca durante os sambas; algumas moças, mesmo sem saber o que era aquela tal de “Cartola” de quem tanto falavam, quebravam os quadris de modo invejável, a ponto de causar ciúmes em qualquer namorada!

Era show da Velha Guarda da Mangueira! Sim, e a equipe Conta-Gotas estava lá, em peso, com estagiários, diretores e editores!

Madeira que dá em doido é jequitibá, deixa a mangueira passar”, foi com esse verso que a Velha Guarda iniciou o show, esquentando a Chopperia do Sec Pompéia na noite fria do último sábado. Daí seguiu-se com a clássica Exaltação; homenagearam os 100 anos do mestre Cartola cantando duas pérolas do poeta: “Alvorada” e “Corra e olha o céu”. O show seguiu com o desfile de sucessos como “Folhas secas”, “Sei lá, Mangueira”, “Saudosa Mangueira”, "Piano na Mangueira" e sambas-enredos marcantes da verde e rosa, como os feitos em homenagem a Chico Buarque e Braguinha.


Impossível não mexer o corpo ao som da batucada. Percussão alinhada, violão 7 cordas e cavaquinho afinadíssimos e as vozes que mesmo já não tendo a mesma afinação de outros tempos, compensam com o gingado, a malandragem e a emoção que só o samba possui.

Terminaram o show com o samba-enredo do carnaval desse ano, Brazil com “Z” é pra cabra da peste e Brasil com “S” é nação do Nordeste. No BIS a platéia puxou à capela o samba-enredo de 1994,"Me leva que eu vou sonho meu, atrás da verde e rosa só não vai quem já morreu”, a Velha Guarda retornou ao palco e completou com todo o brilho um dos sambas mais populares da história do carnaval e da escola.

Pra finalizar o batuque, a percussão evocou a mais genuína batida do funk carioca, deixando o público com gosto de quero mais.

O show fez parte do lançamento do DVD e CD da Velha Guarda da Mangueira gravado em 2005, mas que só conseguiu chegar às lojas agora.


Equipe Conta-Gotas "no miudinho"


PêEsse - Despesas pagas com cartão corporativo, só não tinha tapioca.

3 comentários:

Zé Alves disse...

Fábio: se soubesse que era com o corporativo teria ido. Aliás, como parte da diretoria vai e exclui os menos graduados? Só pq não tenho samba no pé?

Fernanda disse...

Deve ter sido de fato muito bom...
O pouco contato que já tive com escolas de samba me mostraram o quanto este samba é empolgante. Imagino então se tratando da Mangueira.

Ps: Uma das vezes, na quadra da Gaviões, a vontade de dançar era grande mas a frase "Sou fiel, sou gavião" e o símbolo do corinthians que estava em toda parte me impediam..rs

Fábio Almeida disse...

Pô Zé, vamos ter que demitir o estagíário que não lhe enviou o convite! E não diga que não é graduado e que não tem samba no pé, porque sabemos que você é craque no tango! Abraço