quarta-feira, 7 de maio de 2008

Uma maçã mordida

Fiona Apple McAfee Magart poderia ser herdeira de uma das maiores joint-venture da indústria da informática, mas, graças ao bom deus da música, ela nasceu na casa certa. Neta, filha e irmã de músicos, a pequena Fiona não foi ‘do contra’ e seguiu no mesmo barco da família. Com 4 anos começou a estudar piano e cantar, depois a compor, até finalmente gravar seu primeiro álbum em 1996, aos 19 anos.

Logo de cara, a nova-iorquina Fiona foi comparada a canadense Alanis Morissette, que havia lançado Jagged Little Pill um ano antes. Duas mulheres talentosas com a caneta na mão falando abertamente de traumas psicológicos e sexuais – Alanis, mais enérgica, gritava para todo lado que fazia sexo oral no cinema com o namorado; Fiona, mais introspectiva, cantava o estupro que sofreu quando tinha 12 anos. Tidal vendeu 10 vezes menos, mesmo assim apresentou ao mundo uma cantora de voz grave, composições fortes e de muita qualidade técnica.

Em 1999 Fiona Apple foi além e lançou o excelente When The Pawn Hits The Conflicts He Thinks Like A King What He Knows Throws The Blows When He Goes To The Fight And He’ll Win The Whole Thing Fore He Enters The Ring There’s No Body To Batter When Your Mind Is Your Might So When You Go Solo. You Hold Your Own Hand And Remember That Depth Is The Greatest Of Heights And If You Know Where You Stand. Then You’ll Know Where To Land And If You Fall It Won’t Matter, Cuz You Know That You’re Right *.

Mais solta e à vontade, Fiona fez um disco diversificado. Nele você percebe mais a ‘cozinha’ (baixo e bateria) e nem tanto a marcação de seu pianoforte, como acontece no álbum anterior, mais melancólico. Isso faz de When The Pawn... o trabalho mais pop da cantora, que de ‘pop’ular não tem nada. Seu último trabalho é Extraordinary Machine de 2005 – desse eu não posso falar, pois ainda não ouvi.

Aos 31 anos, Fiona não perdeu o jeito de menina esquisita da carteira do meio da fileira da janela. Sua cara de assustada e olhar vazio contrastam com a imponência de sua música. Roubando o bordão da rádio Eldorado, diria que Fiona Apple é música para os melhores ouvintes, vale a pena. Vá o mais rápido que puder no Clipe da Semana e confira o vídeo de Fast As You Can, 7ª canção de When The Pawn... * O nome do álbum é um poema declamado na faixa bônus do próprio disco.

3 comentários:

Fernanda disse...

nao tenho muito o que falar da Fiona Apple McAfee, porém...só pra não dxar o post sem comentário algum...

Vale a dica das músicas!

Edu Zanardi disse...

Olá Fernanda, obrigado pelo solidário comentário.

Gostou do clipe?

Alguma sugestão de artista para os próximos posts?

Abs

Edu Zanardi disse...

Ah... ouvi Extraordinary Machine e o disco é muito bom.

Recomendadíssimo!