sexta-feira, 9 de maio de 2008

Mais do mesmo

Acompanhar o noticiário político pode ser uma tarefa cansativa, enfadonha, aborrecida. Vez por outra, até há lances interessantes, estratégias políticas e alianças que valem a pena, que dão gosto de ler e pensar sobre a política.

Entretanto, na maioria das vezes há momentos extremamente chatos, sobretudo quando nos deparamos com aquelas mesmas justificativas e argumentos que, para dizer pouco, ofendem a inteligência da sociedade. Esquemáticas e previsíveis, essas “saídas estratégicas” recorrem a velhas certezas que são enlatadas em frases de efeito vazias.

O caso mais recente é o que envolve o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o famoso Paulinho da Força. Ele está sendo investigado pela Polícia Federal por ter tido seu nome (“Paulinho”) citado no esquema de desvios de recursos do BNDES. Obviamente, ele negou e afirmou ser vítima de um engano e que existem vários Paulinhos por aí.

Em sua última manifestação, porém, ele embasou sua argumentação: disse que não há provas e que a relação entre o Paulinho citado nas escutas e ele é uma armação.

Agora, vamos ver, amigos blogueiros, se vocês estão afiados com o mantra político de um líder sindicalista acusado de qualquer coisa. Quem tá armando contra o Paulinho, sendo ele um sindicalista que se elegeu deputado com o voto dos trabalhadores? Sim, claro e evidente: o grande empresariado!

O grande empresariado, essa entidade abstrata - talvez com sede no Império, é o responsável pela relação e pela investigação. Paulinho não precisou quem estaria por trás do esquema, nem quem seria esse “grande empresariado”; apenas tem afirmado com certeza que sua atuação como parlamentar incomoda os “poderosos do país”.

Se é ele ou não quem está envolvido na maracutaia do BNDES não sabemos ao certo. Sabemos com certeza apenas as respostas dadas em tais circunstâncias: é tudo culpa do grande empresariado, das elites!

Ou estamos todos uns 30, 40 anos estagnados no tempo e, de fato, o aparelho do Estado, a serviço do capital estrangeiro, continua a perseguir os valentes líderes que representam o povo, os trabalhadores; ou então, os “representantes do povo” precisam atualizar a sua retórica. A luta continua!

4 comentários:

Anônimo disse...

Esse Paulinho é um brincalhão!! Não há como colocar a culpa no empresariado, pois é sabido que todos os sindicatos trabalham em função do patrão e não dos trabalhadores.

Anônimo disse...

Querido editor-chefe, eu gostaria de saber sua opnião sobre o depoimento da Ministra Dilma (eu até pensei que ia render um post).

Fernanda disse...

Se ele tem ou não "culpa no cartório", não sei.
Mas acredito que ness história não há "santos", tanto ele, quanto o empresariado tem sua parcela de culpa.

Por falar no Paulinho, assistiram ao CQC desta semana? Onde eles tentaram falar com ele no evento da "Força Sindical", no feriado de
1o de Maio, e foram expulsos de lá?!

Edu Zanardi disse...

Sindicalistas são escrotos.

Trabalhador ou patrão, não importa. Eles nadam de acordo com a maré. O que eles mais querem é o deles. E pra quê?

Contra a contribuição sindical obrigatória, já!