quarta-feira, 25 de junho de 2008

Álcool Zero: o debate está aberto!

Nos últimos dias, alguns eventos chacoalharam (ou pelo menos deveriam) a opinião pública. É o trambique da autorização da venda da Brasil Telecom para a Oi; é o clientelismo do “cumpadi” Roberto Teixeira, envolvido na venda da Varig; são os soldados do Exército que se alinharam a bandidos; é o mistério da Alstom; é a inadmissível censura à imprensa na cobertura das prévias das eleições municipais etc.

Tudo isso em pouco mais de dez ou quinze dias!

Álcool Zero incrementa a Lei Seca

Agora a novidade é a lei sancionada (íntegra da lei aqui) há poucos dias pelo Lula para conter os “excessos” no trânsito: álcool zero!

Sim, qualquer cidadão que for pego dirigindo e que tenha ingerido qualquer quantidade de álcool será multado. Se não me engano, a “canetada” morderá quase mil reais, além da perda da habilitação por um ano e da retenção do carro até alguém “sóbrio” ir buscá-lo.

Caso o sujeito tenha tomado várias e o bafômetro acuse quantidade de álcool igual ou superior a 0,6 g/l de sangue, configura-se crime de trânsito com a pena de 6 meses a 3 anos de prisão!

Para facilitar a vida dos nossos amigos blogueiros e “apreciadores de ampolas”: com um mísero copo de chopp/cerveja, o bafômetro já acusa a presença de álcool: multa de novecentos e tantos mangos, sem carro e sem carteira por um ano. Com dois copinhos (ainda míseros), já se chega ao tal limite de 0,6 g/l: multa, sem carro, sem carteira e no xilindró – onde se podem perder outras coisas.

O debate está aberto! Há “especialistas” (em quê? Em chopp? Eu sou também!) a favor e contra. A OAB, parece-me, vai entrar com uma ação contra a lei. Vamos ver.

Opinião

Por ora, acho que a lei exagera. Ela vai equiparar o sujeito que toma duas cervejas ou duas taças de vinho a “bêbados inveterados”! E reparem: tudo isso a critério dos... policiais que comandarão as batidas. Se ele lhe parar e achar que você deve fazer o teste, danou-se.

Não importa se você comeu 8 bombons recheados com licor ou se tomou duas garrafas de whisky: será multado e, quiçá, preso! E já sabemos que pedir bom senso a um desses policiais é pedir muito. Existe a alternativa de se recusar a fazer o teste do bafômetro, o que não impede de a multa chegar na sua casa e nem de você ficar sem a carteira.

Isso sem falar no aumento das possibilidades de corrupção, extorsão: se o policial parar um grã-fino, a bordo de seu possante, que tomou duas doses de Black Label, há grandes possibilidades de a “multa” não chegar nem aos cofres do Estado e nem à casa do “patrão”.

Em São Paulo, os responsáveis já alertaram: foram comprados 19 novos aparelhos bafômetros que se somam a outras duas dezenas dos mesmos. Serão cerca de 40 maquininhas dessas colocadas, segundo disseram, em “locais estratégicos”. Ou seja: galerinha que freqüenta a noite da Vila Olímpia, Moema, Vila Madalena etc., é bom ficar bem esperta: é lá que eles estarão.

Se os policiais quiserem, apreenderão muita gente por fim de semana e engordarão o erário (ou o próprio bolso). Basta esperar na esquina seguinte a qualquer bar e parar todo mundo: aposto que 90% dos motoristas tomaram, pelo menos, um copinho de alguma coisa! Mesmo a namorada que "leva o carro" tomou uma tacinha de vinho, ou duas, ou quem sabe uma batida, ou caipirinha de saquê. Tá tudo na conta!

E aí mora o perigo: todo mundo lascado, indistintamente!

O debate está aberto!

5 comentários:

Anônimo disse...

o negocio é beber no buteco do lado de casa entao...

Fernanda disse...

O que me parece é que, a fiscalização só poderá correr pesada em áreas de rodovia.
Tendo como base que é onde a Polícia Rodoviária se encontra.

Salvo, se o Estado ou município firmar este convênio.


Posso estar errada, mas é o que me parece...

Anônimo disse...

parei... de dirigir!

Edu Zanardi disse...

Querido companheiro de blog (e de copo também), você roubou o texto dos meus dedos. Que ótimo! Assim posso desfrutar minha Skol tranquilamente (calma, já guardei o carro).

Complementando... Diz a lei que se o sujeito se recusar a fazer o teste do bafômetro, sofrerá as mesmas sanções aplicadas ao motorista embrigado, ou seja, 'CANA'!

A SSP/SP informou que a direção da Academia de Polícia Civil vai convocar uma reunião com representantes das polícias Civil e Militar, Ministério Público e Procuradoria de Justiça para estudar a aplicação da lei em todo o Estado - a informação está no JT de 25.06.08.

Na mesma edição, o jornal publicou a matéria do condutor André Luís Haddad de Assis, que fez alguma cagadas no trânsito - ultrapassou pela faixa exclusiva de ônibus e parou em cima da faixa de pedestres - foi parado pela PM, ficou nervoso, desacatou os policiais e foi levado a delegacia. Lá, a baforada lhe rendeu 0,89mg/L de álcool no sangue (equivalente a duas taças de vinho). Resumo da ópera, após assinar alguns papéis ele foi liberado pela delegada Maria Cristina Lopes por não apresentar sinais de embriguez.

Isso vai virar moda! Fechem a Vila Madalena!!

Enquanto não ocorre a tal da reunião, que prevaleça o bom senso.

Fernanda disse...

Cmo disse, podia estar errada...isso que disse é sobre a venda e não consumo. (valeu Cd)

Mas, eu acredito que essa lei não vai ser cumpridas assim como tantas que temos aqui n o Brasil.
Como por exemplo: a lei que proíbe o uso de celulares em posto de gasolina.
São leis que fogem do costume do povo, assim, perdendo a aplicação.