sexta-feira, 31 de outubro de 2008

A fé como mercadoria

Não é de hoje que igrejas enriquecem mexendo e brincando com a fé de seus seguidores.

Nos últimos dias, uma vem me chamando a atenção, é a Igreja Mundial, que possui programação no canal 21.

Pelo que escutei, trata-se de um fenômeno de adesão de fiéis.

O pastor (que é tratado como apóstolo, não sei a diferença) tem um jeitão meio “largadão”, fala gírias, e não perde a oportunidade de alfinetar outras igrejas.

São curas feitas ao vivo: cego de nascença que volta a enxergar, mudo que volta a falar e por aí vai. Uma senhora tinha feridas pelo corpo, mas, segundo o pastor não era uma doença e sim o demônio que a possuía. Coisas absurdas, mas que mexem com as emoções de um povo, na sua maioria humilde e carente que precisa se apegar na fé para continuar vivendo.

O que mais me incomoda é a maneira como os fiéis são tratados. O pastor/apóstolo se irrita com alguns, tira sarro de outros, é a estrela do show e faz questão de frisar que “AINDA” não compraram um canal de TV.

O foco é a conta bancária para depósito do dízimo e a aquisição de toalhas brancas abençoadas.

Pra mim, parece ser mais uma empresa em expansão e em meio à crises e incertezas consegue captar e prospectar mais clientes... quer dizer, fiéis.


3 comentários:

Anônimo disse...

às vezes leio aleatoriamente uns blogs e desta vez foi o seu. sua crítica é pertinente e válida - há muito charlatão por aí, não só com evangélicos, mas católicos, espíritas e toda a sorte de crença. isso sem levar em consideração quando a questão financeira é encoberta (em qualquer religião), o que é pior, mostrando a hipocrisia de fato. o que me chama a atenção no caso dos evangélicos é que mesmo com esses programas de televisão muita gente sai da bebida, tem a família ajustada e desfruta outros benefícios pessoais, não necessariamente no que diz respeito a dinheiro. não bastasse isso, muita gente rica e, mais ainda, culta e instruída, tem "virado" evangélica. como explicar isso?

Anônimo disse...

Paulo, muito obrigado pelo comentário e espero que volte sempre.

Quanto essa tendência pró igrejas evangélicas, talvez seja um pouco de desilusão com a mesmice da católica e o poder de convencimento que esses pastores possuem.

Mas de qualquer forma fé não se explica...

Anônimo disse...

nossa é um absurdo ñ sei como esses pastores consegue dormir de noite !Meu deus.