terça-feira, 11 de novembro de 2008

Carioca, suburbano, mulato e malandro

Há algum tempo venho querendo escrever sobre João Nogueira. E fuçando no sempre surpreendente youtube, achei alguns vídeos, postados recentemente, que me deixaram com os olhos marejados e não há melhor hora pra prestar minha pequena homenagem a esse grande intérprete, compositor e sambista brasileiro.

Na minha opinião, além de um excelente compositor, é sem dúvida o melhor intérprete de sambas de todos os tempos. Qualquer samba se torna clássico e eterno na sua voz, desde as composições de Noel até as de Chico Buarque.

Carioca, nascido no Méier, defendeu sempre as cores da Portela, possui 18 discos lançados e foi fundador do Clube do Samba no final dos anos 70.

Faleceu em 2000, após sofrer um infarte e amanhã estaria completando 67 primaveras.

Vejam no vídeo abaixo, gravado na casa do João, uma autêntica roda do Clube do Samba, regada à cerveja e caldo de mocotó. Participações de sua linda esposa Ângela Nogueira (loira, em pé dançando), Sérgio Cabral (sentado e comendo), Dino Sete Cordas (em pé tocando violão), Paulo César Pinheiro (de barba, em pé ao lado do João) e toda a rapaziada do clube.

“Vem a mim, oh, música. Vem secar do povo as lágrimas.
Que todos já sofrem demais e ajuda o mundo a viver em paz”


PêEsse: O vídeo é a segunda parte do curta-metragem Carioca, suburbano, mulato e malandro exibido pelo Canal Brasil. Para assistir a primeira parte clique aqui

Um comentário:

Anônimo disse...

putz muito bom!