quinta-feira, 5 de agosto de 2010

#FLIP 2010

Ontem começou a oitava edição da Festa Literária Internacional de Paraty, esse ano o homenageado é Gilberto Freyre e o tema principal é seu livro mais famoso Casa-Grande e Senzala.

O CGC está na área e na medida do possível mandarei minhas impressões do evento.

Na conferência de abertura, Fernando Henrique Cardoso, tendo como debatedor o historiador Luiz Felipe de Alencastro. O presidente discorreu com muita elegância e bom-humor sua visão sobre a obra de Freyre, falou ininterruptamente e não deu nem muito espaço para qualquer questionamento do debatedor. Gostei bastante!!

Na entrada houve um protesto contra FHC, que eu achei desnecessário, ele veio a feira como sociólogo e intelectual e não como político. Logo postarei as fotos do protesto.

Do mais, o clima do evento é bem bacana e civilizado e o centro histórico de Paraty é belíssimo.

Abaixo uma frase que dá a tônica da personalidade e das idéias do homenageado:

Pois nenhum homem, grande ou medíocre, mas principalmente grande, é até o fim da vidaum só homem ou uma só pessoa, mas vários homens, várias pessoas. E pessoas desiguais, contraditórias, diversas, que nem sempre se completam, que às vezes fazem de um só indivíduo um campo de batalha constante onde muitos lutam e nenhum é vencido de todo. (Gilberto Freyre, 1946)

2 comentários:

Naty Monteiro disse...

Gostaria de ter ido no ano passado, só para ter a honra de ver o Gay Talese!

Leslie disse...

Grande Fábio....desfrutando os ares, a brisa, a história de Paraty!
Conte-nos dos nomes/personalidades ilustres e também os nem tanto que encontrás ai.
Gilberto Freyre....o que mais dizer depois desse precioso pensamento?..imagine o texto completo!
Fernando Henrique deverá falar também de seu novo livro: XADREZ INTERNACIONAL E SOCIAL DEMOCRACIA...ele é um intelectual e está na feira como tal...mas os oportunistas não perdem a oportunidade de dar uma cutucada próximo à eleição...