sexta-feira, 27 de julho de 2007

A memória nossa de cada dia

Vocês já observaram a quantidade de dados, a maior parte deles insignificantes, que nos são cobrados diariamente? Para escrever este post tive que entrar com 2 dados diferentes. Para acessar email, para o sistema bancário, para isso, para aquilo... E a dica de segurança é que você jamais tenha isso registrado/impresso em algum lugar.

Outro dia me surpreendi com um lapso absurdo para uma dessas entradas em "sistemas seguros". O mais impactante não era que eu me esquecesse de um dado, mas a importância que ele adquiria naquela hora e a irritação que tinha comigo mesmo.

Certa vez, durante o debate de lançamento de um livro do qual fui um dos organizadores, o professor Elias Thomé Saliba falava, com sua grande habilidade, das conexões realizadas por nosso cérebro. O jogo neurológico que aciona alguns registros e apaga outros. É claro que isso pode ter muitas implicações políticas, sociais, históricas etc. Afinal, já faz um tempo que se discute que a memória também é um jogo de poder.

Mas isso não é o centro dessa mensagem de sexta-feira de fim de férias. O que me interessa é esse cultivo de senhas que se proliferam, que precisam ser atualizadas e como isso ocupa a nossa memória.

Por falar nisso acho que me esqueci de alguma coisa. Mas deixo para outra ora...

Um bom final de semana!

2 comentários:

Anônimo disse...

Li certa vez que há três sintomas de idade avançada: Perda de memória, ... Hii, esqueci os outros dois.

Anônimo disse...

O uso de drogas causa problemas de memória e outros problemas dos quais já me esqueci.