domingo, 29 de julho de 2007

O Pan das vaias


Terminaram os Jogos Pan-Americanos Rio 2007.

Análises de resultados à parte, que deixo aos inúmeros analistas do mundo esportivo, este foi o Pan da vaia.

Não me refiro apenas àquelas dirigidas ao Lula.

Durante as competições a quantidade de vaias aos integrantes de delegações de outros países era gigantesca. Os atletas estrangeiros eram duramente "secados" com as vaias da torcida brasileira.

Este comportamento, principalmente nos esportes individuais, foi criticado pelos atletas brasileiros e estrangeiros.

Diante disso só nos resta uma triste constatação: o público do Pan não gosta do esporte, gosta é de ganhar. Não interessa se um ginasta, um fundista ou um arremessador tenha méritos, se não é do país não conta. A aposta era atrapalhar a concentração.

Triste ver essa constatação. Talvez sejam os tantos anos de monopólio futebolístico e a hipótese de que "torcida ganha jogo". Talvez seja apenas a insegurança e a carência dos brasileiros.

Mas tendo a pensar que, mesmo numa competição que teve tantos recursos e baixo nível técnico, o "orgulho de ser brasileiro" se confunde com a grosseria e a vontade de se dar bem acima de tudo.

3 comentários:

Anderson disse...

Caro Zé Alves: as vaias aos atletas de outros países foram lamentáveis. Não combinaram, por exemplo, com a beleza do cumprimento - com beijo no rosto - das atletas da ginástica rítmica. As vaias não combinaram com o espírito desportivo. E o pior de tudo foi ver alguns comentaristas, ex-atletas, como o Oscar, fazendo esse tipo de coisa. Aliás, com o grande número de competições e modalidades, nós fomos 'obrigados' a ouvir cada barbaridade, como o próprio Oscar discorrendo sobre o modo de jogar basquete da "raça uruguaia". Ai, Ai, Ai...

Anônimo disse...

Em que planeta vocês vivem?
Tá certo que os brasileiros não tem um primor de educação, porém, o comportamento visto no PAN não foi e nem nunca será exclusividade do Brasil. Lá fora, é igual e as vezes até pior do que foi aqui.
Em vez de ficar criticando, o que é bem fácil de fazer, que tal unirmos esforços, já que somos mais educados a ponto de publicarmos críticas, e num esforço conjunto irmos a luta para promover mais educação para os brasileiro? Aí fica bem mais difícil né...

Anônimo disse...

Caro Anônimo! (Aliás, o que mais tem aparecido aqui são anônimos. Será que você é o mesmo de outro post?)
Não me lembro de ter lido no texto que as vaias são exclusividade dos brasileiros. O que li foi uma crítica, muito sensata por sinal, em relação ao comportamento da torcida brasileira e algumas hipóteses de por que aquele comportamento. Não é porque "lá fora" existe que aceitaremos que exista aqui. Evidentemente, não aceitar, não concordar não significa que podemos mudar tudo, "educar" todo mundo. A minha parte eu faço, e muito bem feita, diga-se de passagem. Mas podemos, isso sim, fazer um texto, criticar e debater.
E você, o que propõe?
Valeu pela participação!