quarta-feira, 2 de abril de 2008

Você tem 1 nova mensagem

Quantas vezes por dia você abre o seu e-mail e encontra alguma mensagem do tipo “Faça a coisa certa”, “Superação”, “A corrente da amizade”, “Sorria”, “As dez coisas que as mulheres odeiam nos homens” e por aí vai. Na maioria das vezes uma apresentação de Power Point horrível, com cenas de ursos polares dormindo abraçadinhos, pôr-do-sol, gente feliz, praia e crianças brincando debaixo daquelas torneirinhas de jardim, que só existe em filme americano, acompanha. Têm também aquelas piadas mais que manjadas do Humortadela. E aqueles textos enooooormes que falam de sexo, amor e casamento – notem que são três assuntos totalmente diferentes – geralmente atribuídos ao Jabor ou Veríssimo. Ah, não dá! Eu vejo o remetente (geralmente são os mesmos), o assunto (meu fígado dá uma pontada) e DEL.

Eu não sei, mas acho que deve existir um lugar onde esses e-mails são criados. Tipo a Fantástica Fábrica de E-mails, onde milhares de Oompa-Loompas digitam, formatam e enviam mensagens sem parar. Arrrhhhh!!
-----
Outro dia recebi um interessante. O assunto anunciava “As armadilhas da língua” – pensei que fosse mais um da série ‘inédita’ de traduções toscas do tipo: Too much = fruto vermelho muito usado em molhos e saladas (!). Não era.

O e-mail fala sobre tautologia! Você sabe o que é tautologia? Tautologia consiste na repetição de uma idéia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido. Ou seja, o famoso “subir pra cima”.

Vejam outros exemplos:

- elo de ligação
- acabamento final
- certeza absoluta
- nos dia 8, 9 e 10, inclusive
- expressamente proibido
- em duas metades iguais
- outra alternativa
- superávit positivo
- todos foram unânimes
- conviver junto
- encarar de frente
- amanhecer o dia
- criação nova
- retornar de novo
- surpresa inesperada
- planejar antecipadamente
- a última versão definitiva
- comparecer em pessoa
- gritar bem alto
- demasiadamente excessivo
- a seu critério pessoal
- exceder em muito

Bacana né?! E aí, já parou pra pensar em quantas vezes você usou uma dessas expressões acima? Fiquem atentos, os Saraivas estão a solta...
-----
Se você gostou do post, NÃO mande e-mails para contagotascotidiano@gmail.com, preferimos os comentários (rs)!

PêEsse: Será que eu, no meu próprio texto, cometi alguma repetição de idéia de maneira viciada com palavras diferentes com o mesmo sentido??

Um comentário:

Fernanda disse...

Esses e-mails são engraçados na sua maioria, e posso dizer, que em alguns casos sou remetente de uns deles...
Já recebi esse e-mail que vc citou, de fato, é muito legal!

(acho que fazemos uso dessas frases em muitas vezes, sem perceber...)